Pretinho vai, branquinho vem!

É difícil deixar ir algo que nos acompanhou pelos últimos 3 anos. Um “lugar” onde passamos ao menos duas horas diárias, às vezes mais. Onde escutamos música, damos risada e até choramos. Onde fiz a minha filha tantas vezes adormecer, numa idade onde ela só pegava no sono no movimento monótono das ruas. Um casulo onde podemos ser nós mesmos, onde pensamos na vida, e em muitas ocasiões o local de tomada de importantes decisões. Quem já não racionalizou diante de um problema: “preciso entrar no carro e pensar?” Ou então, impaciente com filhos ou pais estressados, disse: “no carro a gente conversa”.

O carro é nossa segunda casa. MEU carro (ainda é meu até sexta-feira) está maduro. Com 6 anos e 110 mil quilômetros bem vividos, tem um ou outro ralado e sua pintura escura, antes brilhante, hoje está mais para fosca (se bem que a poeira de mais de dois meses sem lavar tem muita culpa nisso). E como praticamente quase todo carro de mãe (ou pessoa não muito organizada, categoria bem comum na minha família), vive cheio de tralhas e baguncinhas. Claro que eu era bem mais cuidadosa quando não tinha filhos, lavava eu mesma o carro aos domingos, e cuidava para que não restasse um único resquício de sujeira no seu interior. Com a Lorena vieram as bolachas, as migalhas, as cascas de banana. Sem contar papéis de bala, suquinhos, sapatos de Barbie, ursos de pelúcia e circulares da escola. E torna-se um ciclo vicioso do Jaque.  Já que o carro está sujo, não faz mal deixar mais essa garrafinha aqui. Já que não lavo há um mês, e hoje parece que vai chover, não lavarei também. Já que amanhã a Lo vai pra escola, aproveito e deixo a mochila e os tênis jogados no banco de trás. Jaque desgraçado.

O bom é que, quando perco alguma coisa, já sei imediatamente onde encontrar. Em 90% das vezes está lá, mas incrivelmente já consegui perder coisas dentro do carro. Que nunca mais achei. Não me pergunte como, mas sumiram, entre bancos e aberturas de portas, todos os adesivos das lembrancinhas de uma festa da Lorena. Papéis com endereços e telefones. Um pé de meia. Carros são um universo próprio, e como todos eles, têm seus buracos negros também, que devoram nossas coisas.

Agora com um carro novinho é outra história. Regras militares. No mesmo dia que pego o carro, chegam meus 4 queridos filhotes. A Lorena vem das férias com o pai, e meus 3 enteados vêm passar as férias aqui com o Fernando. E a estréia do meu novo branquinho (carro de cor clara, bancos e interior também, mais um estímulo para mantê-lo sempre impecável) será numa viagem à praia, com toda a turma de bagunceiros. Vão passar fome até chegar no litoral, porque nem uma cenoura vão poder degustar no carro.

Será que eu consigo? Vai ser uma experiência sentimental deixar meu negrinho para trás, companheiro de tantas e inesquecíveis aventuras, sustos, amores. Mas ele cumpriu sua tarefa, sempre me levou onde precisei, e cabia em cada espacinho onde eu queria estacionar. Agora chega meu novo carro, e com ele se inicia uma nova história, literalmente, uma página em branco. Que ela seja preenchida com curvas de amor, aceleração de aventuras, com buzinas de crianças falando sem parar. E que as travas nas portas sejam usadas para cada bagunça que sequer pensar em entrar!

3 comentários em “Pretinho vai, branquinho vem!

  1. Adorei Jenny! Adorei pq eu me apego muito aos meus carros também! Que seu novo carro traga muitas alegrias pra todos vcs! Beijos na pancinha.

  2. Mais um texto que adorei, leve e divertido… sabe que até eu estou meio triste, gostava desse carro, e os anos que passou comigo também foram muito bons! Fico feliz que ele te trouxe muitas alegrias, mas bagunça igual à sua, nunca vi similar, só sua Tia Jill tem um carro tão “zoneado”!! Mas o que importa é o astral do carro, e esse sempre foi feliz!!!!

  3. Amei o texto, até fiquei com pena do pretinho, espero que ele encontre um novo dono, com toda essa criatividade, e menos bagunça (é claro!!)
    Desejo que o branquinho te proporcione muitas alegrias, gargalhadas, e embale sua vida e a de todos que por ele passar com lindas canções. Parabéns pela aquisição. Mas não seja tão militar com as crianças (sei q vc não vai conseguir). Bjs

Deixe uma resposta

