Ela não só cozinha, mas devora tudo também…

Ontem fui com a Lolo num espaço para crianças num shopping center de São Paulo. Ambiente colorido, cheio de entretenimento, brinquedos e atividades. Fazer penteados nos cabelos, brincar de casinha, jogar basquete, aula de pintura e oficina de massinha são algumas das opções existentes no local, porém a que a Lorena mais gostou, sem sombra de dúvida, foi o espaço de culinária. Ela tem uma certa tendência a gostar de preparação da comida, fazendo jus ao talento culinário da avó paterna, uma quase mestre cuca, e do tio, dono de restaurante. E ao contrário da mãe claro, que é um perfeito desastre na cozinha.

O objeto, ou melhor, os deliciosos objetos da aula de culinária eram dois bolinhos, no estilo cup cake, sabor baunilha. A decoração do doce fica à cargo da criança, e inclui dois tipos de glacê colorido, dois granulados diferentes, confeitos de bolinhas prateadas, mini corações e trevinhos açucarados e ainda açúcar cristalizado de diversas tonalidades. É claro que esperar uma decoração cuidadosa e precisa, de confeiteiro profissional, é apenas uma utopia. O que a Lorena gostou mesmo foi de inventar camadas, misturar ingredientes, e jogar confeitos aleatoriamente sobre o rebuscado cake.

E de comer, é claro. Enquanto todas as  amiguinhas guardavam suas “obras” em caixinhas para levar para casa, Lolo já declarava em alto e bom som: eu quero comer os meus agora! E não perdeu tempo: abriu o bocão e abocanhou uma bela mordida do bolo. Ficou toda suja, saboreando sua criação prateada, e quando achei que ela estava satisfeita, ela diz de boca cheia: quero comer o outro. Dessa vez, tirou a cobertura que ela mesma havia preparado, e avisou que o bolo em si estava muito melhor. Mas acrescentou um pouco do tradicional granulado de brigadeiro, para ficar mais gostoso ainda, né mamãe?

Fico muito feliz que a minha filha goste de preparar alimentos, eu nunca tive essa aptidão. Minha mãe é um zero à esquerda na cozinha, pior do que eu. Traumatizou a mim e meus irmãos com o famoso omelete com vegetais dela, numa sexta feira sem empregada em que ela decidiu que sua invenção seria mais saudável que o tradicional hambúrguer do fim de semana. No dia em que meu pai resolveu fazer uma macarronada para a família, todo mundo passou fome, história que é motivo de piadas até hoje no círculo familiar. Desde a infância, o ato de preparar comida sempre me pareceu uma mágica que poucas pessoas dominavam, e só fui mudar essa idéia na adolescência, quando arrumei um namorado gourmet. Aí sim, com toda a paciência dos apaixonados, fui observando o que ele preparava e aprendendo alguns truques de cozinha.

 Já a Lolo sempre pede para ficar de olho quando alguém estão no fogão. Ela adora me ajudar a preparar morangos com calda, já sabe quebrar um ovo na frigideira, já frita camarões. Um dos programas favoritos dela é ir a casa dos avós e cozinhar com a vovó Stela, que ensina à neta todos as manhas culinárias. Até eu recebo palpites, outro dia quando ia refogar brócolis, a mini mestre cuca me avisa: tem pouco azeite aí, acho melhor colocar mais! Posso com isso? Claro que segui à risca o conselho da Lorena. Se eu nunca fui satisfatoriamente alimentada pelos cozinheiros da família na infância, ao menos tenho esperanças de que na velhice vou ser muito bem nutrida pelas receitas da minha futura chef!

2 comentários em “Ela não só cozinha, mas devora tudo também…

  1. ahahahahah…que liiinda!Mas ela que tá certa,sabe o que é bom!Jenny,sabe que até os meninos nascerem eu nõa sabia fazer nem arroz!?Não fazia NADA!Assim como minha mãe,nos findis comíamos comida congelada ou restaurante!

    Qdo parei de trabalhar fui aprendendo e a ter prazer cozinhando!Hj faço de tudo,de uma feijoada a paella,e é meu hobby!(periiigoo!rs)

  2. Ju, vc tem toda razão, seus pais são uma lástima na cozinha, mas não esqueça dos deliciosos churrascos do teu Pai, e do salmão curado que eu faço e vc devora no Natal e no Reveillon!
    Mas ainda não perdi as esperanças, e continuo colecionando receitas que eu imagino que algum dia terei vontade de fazer!!!

Deixe uma resposta

