Sonhos

O que será que os sonhos significam? Esta noite tive um sonho intenso, confuso inicialmente, mas também muito revelador. Daqueles que fazem a gente pensar que tipo de loucura passa pela nossa cabeça enquanto dormimos.

Era literalmente uma viagem. Decidi ir repentinamente a um certo país, uma loucura de amor. Chegava lá para surpreender uma pessoa. Esperava-a na frente de um shopping center, e quando ele vinha ao meu encontro, as coisas não iam nada bem. Parecia até que éramos dois estranhos. Até que ele me dizia: no dia de hoje eu acho que a gente não combina bem (?). Ele me leva então até um hotel/hospedaria, do outro lado da rua, onde tinha muita gente almoçando num restaurante. Quando chego no quarto, essa pessoa se transforma no Fernando, e ele está ligando para a secretária dele para tentar agendar uma volta para o Brasil e…

Mamãe, acorda, eu já acordei! É a Lorena ao lado me cutucando. Pronto, o sonho acabou exatamente aí.

Pesquisei sobre alguns significados de fatos e personagens do sonho, e aos poucos a sensação de estranheza que a noite me deixou foi dando espaço à constatação de que toda essa maluquice pode mostrar que algo de bom vem por aí:

Viagem – Grande mudança em sua vida para melhor.

Hospedaria – Sonhar, a mulher, hospedando-se em numa pensão ou hotel é sinal de casamento breve, segundo onirólogos árabes. Alegria, cura, bem-estar, venturas, felicidade para quem sonha.

Amante – Este sonho tem significação contrária: se for um encontro apaixonado ou bonito é sinal de discussões e problemas. Se for uma briga em sonho, deve-se esperar bons acontecimentos.

Namorado – O namorado onírico, tanto para a moça como para o rapaz, está relacionado com o desejo íntimo de satisfação afetiva ou sensual. Ver-se no sonho em companhia do namorado é indicação de satisfação e alegrias sentimentais; brigar com o namorado é sinal de aflições ou hipocrisia.

Restaurante – Prenuncia atividades agradáveis ligadas a negócios ou aumento de rendimentos para logo.

Tá, teoricamente, tudo muito legal. Mas e para acreditar piamente nessas interpretações? Afinal, quem foi o “estudioso” que disse que sonhar com bananas quer dizer que você vai passar no vestibular? Por acaso só sonha com essa penca de frutas alguém que está estressado com fórmulas de física e matemática? Ou então que visualizar uma ambulância no sonho quer dizer que se você apostar no avestruz no jogo do bicho vai ganhar uma bolada? Se fosse eu não ia nem sair de casa, pois sonhando com sirenes já ia me imaginar sendo atropelada ou algo que o valha. Mas a melhor interpretação de todas foi: ver “abacates aos montes” (atenção, não pode ser um único abacate) significa amor sem esperança. Coitado do feirante, vai morrer solteiro.

Creio que sonhos são codificadores de mensagens da nossa mente inconsciente. Eles nos transmitem sinais que podem sim ter a ver com a realidade, mas isso varia de pessoa para pessoa. Não é um site ou um barbudo metido a astrólogo que vai dizer o que o seu sonho significou. Para cada pessoa, determinado objeto, realidade ou acontecimento representa algo totalmente distinto que para outra. Conversando com um profissional da psicologia ou psiquiatria por exemplo, que conhece a sua história, suas angústias e seu passado, realmente é possível que ele possa ajudar a compreender porque certo sonho aconteceu para você naquela fase da sua vida. Às vezes queremos muito sonhar com uma coisa, e nunca nos acontece, e quando deixamos passar, semanas e até anos depois, acordamos surpresos uma manhã ao perceber que aquilo finalmente se deixou brotar dentro da nossa cabeça.

A única coisa que acredito em tudo isso é que você realmente só sonha com pessoas que estão marcadas dentro de você. Positivamente ou negativamente. Até já escutei que quando se sonha com um estranho ou pessoa que não conhecemos, isso demonstra que era alguém importante em outra etapa da sua existência. Não se sonha com desconhecidos. Por isso, psicologicamente falando, é extremamente significativo quando você tem sonhos com alguém que entrou na sua vida há pouco tempo. Assim como não é muito positivo nunca ter sonhado com alguém que vive com você. Mostra que essa pessoa ainda não te atingiu profundamente.

Pense bem: você já sonhou com seu amor hoje?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s